Fundadora | Consultora
Sobre Vivian Ostrovsky (Cidade de Nova Iorque — NY, 1945)
Após se formar na universidade em Paris, tornou-se uma das primeiras distribuidoras de filmes realizados por mulheres (Ciné-Femmes International). Organizadora de festivais na Europa, entre 1974 e 1980, fez questão de incluir artistas como Carolee Schneemann, Valie Export e Maya Deren no circuito. É realizadora de trabalhos em super-8, 16mm, vídeo e mídia digital e, também por isso, entende bem os obstáculos que envolvem esse tipo de arte.
Idealizou e fundou o BFVPP em 2010.
Site: https://vivianostrovsky.com/
Gerência | Curadoria
Sobre Clarisse Rivera (Rio de Janeiro — RJ, 1977)
Formada em Design pela PUC-Rio, fez pós-graduação em Cinema na Universidade de Paris VIII. Trabalhou 10 anos no setor audiovisual como pesquisadora, diretora e produtora. Foi assistente de programação no Forum des Images (Paris, França).
Atuou por quatro anos no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e cinco anos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, três deles como coordenadora de projetos.
Trabalha no BFVPP desde 2015.
Assistência da Gerência
Sobre Paula Lacerda (Rio de Janeiro — RJ, 1996)
Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre imagem técnica e narrativa escrita. Possui experiência com educação audiovisual, tendo trabalhado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e atua como produtora audiovisual em diversos filmes e séries para televisão e streaming.
Presta assistência ao BFVPP desde 2019.
Pesquisa e licenciamento
Sobre Alexandre Gouin (Marseille – France, 1989)
Formado em Ciências Físicas e Engenharia de Produção, é atualmente doutorando em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ, com pesquisa sobre as relações entre montagem de imagens de arquivo e história no cinema experimental. É também editor assistente da Revista Eco-Pós (ECO/UFRJ).
Trabalhou como técnico em preservação de filmes na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Estudou Montagem e Pós-Produção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Desde 2017, trabalha no campo do documentário independente, atuando nas áreas de pesquisa, licenciamento, montagem, produção e finalização.
É membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e da PAVIC — associação brasileira de Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo.
Trabalha no BFVPP desde 2023.
Equipe Videobrasil
Sobre Solange Farkas (Feira de Santana — BA, 1955)
É curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil. Criou o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil em 1983 e foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia entre 2007 e 2010. Participou, como curadora convidada, da exposição “Anthropocene”, no Ilmin Museum of Art (Seul, Coreia do Sul, 2019), do Fuso — Mostra Anual de Videoarte (Portugal, 2011–2014 e 2017), de Dak’Art — Bienal de Arte Africana Contemporânea (Senegal, 2016), do 6º Festival Internacional de Vídeo de Jacarta (Indonésia, 2013), da 10ª Bienal de Xarja (Emirados Árabes Unidos, 2011), da 16ª Bienal de Cerveira (Portugal, 2011) e da 5ª Videozone — Bienal Internacional de Videoarte (Israel, 2010). Integrou também o Júri de Premiação da 14ª Bienal de Xarja (2019), o Comitê de Premiação do Prince Claus Fund Award (2017–2018), o júri da 10ª Rencontres de Bamako — Bienal Africana de Fotografia (Mali, 2015) e, recentemente, o Comitê de Seleção dos Curadores para a 11ª Bienal de Berlim (2020). Atualmente, é membro do comitê de jurados do EYE Art & Film Prize de Amsterdã e do conselho consultivo do espaço de arte Pivô, em São Paulo. Em 2017, foi contemplada com o Montblanc Arts Patronage Award, prêmio da fundação alemã destinado a profissionais com trajetória de destaque no apoio ao desenvolvimento das diversas expressões artísticas e culturais.